quinta-feira, 17 de abril de 2008

Já vimos esse filme: Cine-teatro Jandaia

Por Mary Weinstein

Do início à segunda metade do século passado, o Cine Jandaia foi um templo da arte: serviu de palco até para Carmen Miranda. Agora, suas dependências parecem um escombro.

Os proprietários do Cine Jandaia já estiveram algumas vezes em Salvador para tentar uma mediação das instituições locais.

Da primeira vez, a conversa foi com a Fundação Gregório de Matos (prefeitura). Da última, no ano passado, foi com o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, que ficou encantado com a possibilidade de reerguer o antigo cinema. Só que até agora, nada de concreto foi combinado.

O proprietário Cláudio Valansi avisou que quer ter condições para viabilização de um projeto elaborado com parceiros. Ele resiste à alternativa de vender o imóvel para uma igreja evangélica, contrariando o destino de outras casas como o Tamoio e o Politeama.

Nesse meio tempo, a Associação Viva Salvador também espera a evolução do processo de tombamento do cinema que tem estilo art dèco. Aguarda a decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)que está avaliando há mais de dois anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que recuperem o cinema que já um símbolo de uma época da Bahia. Hoje, hnão há um lugar como aquele. Parabéns por trazer esse assunto a tona.

Nevile Paraguassu

Unknown disse...

Mary Weistein, para mim vc é uma guardiã da história da arte na Bahia. Poucos colegas se importam com o que acontece com nosso patrimônio artístico e cultural que nem vc.
Acho que a Bahia lhe deve muito! Pois as pessoas aprenderam a respeitar mais nosso patrimônio, pq quando menos se espera, aparece Mary em defesa desses espaços que se fossem bem cuidados fariam toda a diferença!!!
Bjs,
Margarida Neide