quinta-feira, 24 de julho de 2008

Imbassahy na Baixa II

Deu em A Tarde:

RITA CONRADO
ritaconrado@grupoatarde.com.br

Numa área supostamente hostil, devido à truculência dos agentes da Secretaria de Serviços Públicos – o rapa – que marcou o seu governo, o candidato da coligação Pra Melhorar Salvador (PSDB-PPS), o ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB), conversou com lojistas e ambulantes na visita que fez, ontem, à Baixa dos Sapateiros, dividindo opiniões.

“Camelô não vota nele”, preconizava Wilson Santos, que há 32 anos mantém uma guia de cafezinho no Aquidabã, ressaltando a perseguição sofrida pelo rapa mesmo sendo um vendedor cadastrado. Por sua vez, Valdomiro Santos, morador dos Pernambués que há 16 anos possui um ponto de lanches no local, garantia o seu voto ao candidato.

“Na minha rua, todo mundo vota nele”, disse.

Antônio Imbassahy foi acompanhado, durante todo o percurso, pelo candidato a vice-prefeito, Miguel Kertzman (PPS), e pelo presidente do PPS, George Gurgel, além do candidato a vereador Cosme Brito (PPS), presidente da Associação de Lojistas da Baixa dos Sapateiros. No trajeto, ouviu pedidos de revitalização da área, valorização do comércio e implantação de linhas de ônibus.

Kertzman, responsável pela elaboração do projeto de governo, destacou a importância do diálogo com os comerciantes.

“Temos um projeto de requalificação que prevê desde a melhoria das fachadas à criação de espaços culturais, passando por reforma de toda a infra-estrutura”, afirmou, ressaltando a criação de parcerias com a iniciativa privada.

“A Baixa dos Sapateiros é uma área tradicional que deve ser integrada ao Pelourinho”.

Observada por curiosos e aproveitada por quem tinha reivindicações a fazer ao candidato, a visita de Imbassahy provocou desabafos e elogios. “Moro há 30 anos em Salvador e nunca vi um prefeito melhor que esse, que deixou a cidade um brinco”, dizia o taxista Joel Augusto, natural de Jequié. Por sua vez, Adalgiso Reis mostrava desconfiança. “Ele é da linhagem carlista, não dá para confiar”, ressaltava. Imbassahy, bem colocado nas pesquisas de opinião, aposta no debate com os comerciantes formais e informais para reverter as opiniões contrár ias.

“Certamente, houve falhas na minha gestão que vamos corrigir, mas há um somatório de coisas positivas voltadas para essa área”, disse, quando questionado sobre a truculência do rapa no seu governo. “Buscávamos a organização e, para isso, dialogamos até com os partidos de oposição”, afirmou. Apesar de ser bem recebido pelos lojistas, a Baixa dos Sapateiros pode ser um ponto sensível para o candidato, que terá de reverter opiniões de moradores, como o funcionário público aposentado Jonas dos Santos. “Nunca fez nada aqui, a não ser perseguir camelôs e tirar as linhas de ônibus”, criticou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Somente Imassahy foi à Baixa dos Sapateiros? É porque a densidade populacional no local não é tão grande. Se fosse o resto tambem tava lá.