terça-feira, 1 de julho de 2008

Arrumação sem regras conquista clientes na Baixa


Por Fabiana Oliva

Mercadorias nos balaios e cabides (foto), ou dispostas umas em cima das outras, atraem compradores na Baixa dos Sapateiros. Essa aparência de ambiente desarrumado e desorganizado é uma estratégia que os comerciantes do bairro utilizam para atiçar centenas de clientes.

A vendedora Marcela Pires, da loja Lara Biju, conta que as pessoas que freqüentam a Barroquinha gostam dessa forma de arrumação por ser uma maneira prática de escolher os produtos. “As classes C e D que mais circulam na área não gostam dos arranjos da loja muito arrumados como os dos shoppings centers, por isso seguimos essa linha”, revela.

Margarida Costa, dona da loja Mercado do bebê, diz que essa estratégia chama a atenção dos clientes trazendo-os para dentro da loja. “Se tudo estivesse arrumado no fundo do estabelecimento as pessoas não enxergariam e não sentiriam vontade de comprar. Quando montei a loja aqui, os lojistas já arrumavam desse jeito, é um costume praticado há muitos anos, portanto fiz da mesma maneira para obter o mesmo sucesso”, conta.

Apesar de ser uma estratégia perigosa pelo fato de deixar os produtos muitos expostos correndo o risco de serem roubados facilmente e sujos devido a poeira da rua, ela agrada aos consumidores. “Se a arrumação das lojas não fosse assim, talvez não despertasse tanto a minha atenção para fazer compras. Tudo muito em ordem fugiria das tradições e o bairro perderia sua autenticidade”, relata a cabeleireira Antonieta Santos.

A cozinheira Márcia Vieira diz gostar muito de escolher as roupas em balaios. “Poder escolher a peça que quisermos sem ter que esperar o vendedor pegar é a melhor coisa que existe. Essa forma simples de expor os produtos me chama logo atenção quando vou à Barroquinha. A única coisa ruim é a poeira que deixa tudo sujo”, .explicou.

Nenhum comentário: