terça-feira, 1 de julho de 2008

Veja só como é em São Paulo

Deu no G1

O Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, foi um dos poucos bairros planejados da cidade. A região tem importância histórica. Há 17 anos, foi tombada pelo patrimônio e por isso hoje está bem preservada. Mas agora tudo pode mudar. O governo do estado decidiu que os lotes podem ser unificados ou desmembrados. A associação dos moradores diz que o Pacaembu entrou "em estado de coma".

Os moradores temem que o bairro seja descaracterizado, já que uma resolução da Secretaria Estadual da Cultura assinada no dia 13 de junho permite que os proprietários mexam no loteamento original da região, que foi planejada em 1920 e tombada pelo estado em 1991.

Na época, os moradores comemoraram o tombamento, que preservou nesses anos todos as características do bairro - casas menores, terrenos amplos, jardins, muito verde. Agora, pela nova regra, os proprietários podem desmembrar e juntar terrenos com tamanhos iguais ou maiores a 900 metros quadrados.

“Se nós começarmos a remembrar dois lotes, três lotes pra fazer uma residência que seja unifamiliar, nós vamos mudar toda a volumetria do bairro, todo o movimento de verde, todo o movimento do próprio bairro, até da densidade populacional”, lamenta o presidente da Associação Viva Pacaembu, Pedro Ernesto Py.

Demolição
A resolução diz que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do estado de São Paulo, o Condephat, é quem autoriza as mudanças nos lotes. A primeira delas vai ser em um terreno onde havia duas casas. Elas foram demolidas para dar lugar a uma mansão.

Segundo a Associação Viva Pacaembu por São Paulo, o proprietário do terreno fez pressão para mudar a lei. “Os 2.499 domicílios do bairro querem permanecer como estão. E temos apenas um que tá querendo alterar. Se isto realmente for à frente, a descaracterização do bairro como ele é hoje vai ocorrer. Teremos um outro Pacaembu, não sei se tão bom quanto este”, afirma Py.

LEIA MAIS EM http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL631832-5605,00-MORADORES+TENTAM+EVITAR+ALTERACOES+NO+BAIRRO+DO+PACAEMBU.html

Nenhum comentário: