sexta-feira, 2 de maio de 2008

Moram onde não mora ninguém

Por Juliana Marinho

Crianças, adultos e idosos dormem na Baixa dos Sapateiros. São os chamados "moradores de rua". A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) sustenta que essas pessoas não permanecem ali pelo resto da vida. Como vítimas do alcoolismo ou de drogas, recebem apoio. Outras são ex-detentos ou migrantes de outras cidades que chegam e não têm onde ficar.

A Casa de Passagem servia a essa população. Dépois de um desabamento, foi interditada. A Sub-coordenadora de programas sociais Sarai Freitas disse que as pessoas então foram levadas para o Centro de Reintegração Social, um anexo ao Albergue de Roma, na Cidade Baixa.

“Muitos daqueles cidadãos preferem ficar nas ruas pedindo, alguns fazem trabalhos como lavar carros na sinaleira. Muitos se acostumam com a idéia de ser um morador de rua”, disse a sub-coordenadora.

Segundo Sarai Freitas, existe uma equipe de agentes sociais - assistentes Sociais e psicólogos, dentre outros - que ajuda a recolher os moradores de rua e a reabilitá-los socialmente. Eles passam a receber um auxilio aluguel no valor de R$ 100,00. Aualmente o centro abriga 33 pessoas durante a noite e 11 recebem o auxílio- aluguel.

Nenhum comentário: