segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Amor cego pela Baixa


Por Adriele Ferreira

O compositor Ary Barroso se apaixonou pela Baixa dos Sapateiros (mesmo sem nunca tê-la visitado). Ele é o autor do seguinte verso : "na Baixa dos Sapateiros eu encontrei um dia a morena mais frajola da Bahia".

O lugar recebeu esse nome pela topografia e pelo número de sapateiros que nela começou a se instalar no século XIX atraído pelas lojas que vendiam a matéria-prima, o couro.

A Baixa dos Sapateiros, inicialmente, era chamada de Rua da Vala e foi divinamente reproduzida pelo pintor e arquiteto Diógenes Rebouças. A tela está no memorial que leva o seu nome, no Mosteiro de São Bento e que pode ser visitado.

E os sapateiros?

"Trabalho neste lugar há mais de 20 anos. Meu pai me ensinou a profissão. Vendíamos couro. Hoje, olho tudo isso e me sinto derrotado, não preservaram nossa história, ninguém nem vê mais os sapateiros nas ruas", observa Antonio Jorge, 58, sapateiro e morador do lugar.

"Lembro quando meu pai, nas tardes de domingo, reunia eu e meus irmãos na frente de nossa casa, com uma pilha de sapatos. Nós limpávamos os sapatos enquanto meu pai fazia os consertos. Hoje, fico saudoso do tempo em que os sapateiros eram uma das figuras mais importantes do bairro", disse Júlio Nascimento, 50 anos, também morador da área.

8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns por toda essa iniciativa e pela qualidade dos textos. (Jairo)

Anônimo disse...

Amei o Texto!

se vc continuar a mostrar a historia da baixa vc vai tranforma-la em mais popular do q ela já é!

Unknown disse...

Parab�ns a todos vcs do Curso de Jornalismo, pela homenagem que fizeram aos Sapatarios.Valeu eles merecem ser lembrados pela sua profiss�o.

Nadjani disse...

Parab�ns a todos vcs do Curso de Jornalismo, pela homenagem que fizeram aos Sapatarios.Valeu eles merecem ser lembrados pela sua profiss�o.

Juan disse...

PArabéns à turma pela iniciativa!

Anônimo disse...

É preciso resgatar tradicionalmente a Baixa dos Sapateiros, que por sí, só, já representa nossa èpica história!!

Parabéns pela Iniciativa!!!


Nailton Jorge

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE CANDEIAS disse...

Texto muito bom, Parabéns pelo Blog a todos envolvidos. A Baixa dos Sapateiros merece ser lembrada.