quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Onde merendar ou almoçar na Baixa dos Sapateiros

Nosso blog foi conferir os locais para pequenas refeições e almoço na Baixa dos Sapateiros

Por Irvan Cidral

Para aqueles que não gostam de comer fora de casa aqui vai uma ótima dica:

Dar uma passadinha na “Tia Cândida”, na Avenida J. J. Seabra 103, primeiro andar.

Tia Cândida serve refeições caseiras em seu apartamento. Geralmente, o cardápio é composto de três opções.

Mas são apenas oito lugares, por isso o cliente deve chegar cedo ou terá que esperar no corredor.

Por hora, é só. Quem tiver outra sugestão, que escreva para blogdabaixa@gmail.com .

Nós teremos o maior prazer em publicar.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Para merendar ou almoçar na Baixa dos Sapateiros

Nosso blog foi conferir os locais para pequenas refeições e almoço na Baixa dos Sapateiros

Por Irvan Cidral

Para os mais exigentes, a opção é almoçar no Salad’s Grill que fica no terceiro andar do Shopping Baixa dos Sapateiros.

O buffet é a kilo, tem ar refrigerado, carnes grelhadas na hora e sexta-feira oferece comida típica baiana.

Amanhã tem mais sugestões. Fiquem ligados.

Baixa dos Sapateiros no Digital de A Tarde

Confiram: o Blog da Baixa dos Sapateiros foi um dos recomendados pela colunista Ilza Fontes, no caderno Digital, do jornal A Tarde, hoje.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Onde almoçar ou merendar na Baixa dos Sapateiros

Nosso blog foi conferir os locais para pequenas refeições e almoço na Baixa

Por Irvan Cidral

Caso queira apenas lanchar, uma boa opção é a Pastelaria HUA na Avenida J.J. Seabra, nº 162.

O local é arejado e os pastéis e salgados são fritos na hora e na frente dos clientes.

Se a sua opção é lanchar, mas quer tomar também café com leite ou um chocolate, siga até a esquina da Ladeira da Praça e entre no Mercadinho Paris.

É uma mistura de mercadinho, padaria e confeitaria. Existe há anos, sempre com preços honestos e pão quentinho.

Ainda teremos mais opções a oferecer. Continue acompanhando.

Onde almoçar ou merendar na Baixa dos Sapateiros

Nosso blog foi conferir os locais para pequenas refeições e almoço na Baixa

Por Irvan Cidral

Entre uma compra de sapatos e escolhas de roupas para o Natal, os usuários do comércio da Baixa dos Sapateiros dão uma paradinha para um lanche ou mesmo para o almoço. É possível fazer isso sem ter que subir até a Praça da Sé. Na própria Baixa dos Sapateiros localizamos os pontos para almoços e lanches, sempre com preços condizentes com o comércio local.

E vamos divulgá-los nos próximos posts. Acompanhe.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Baixa em alta no Natal

Marcos Venicios Marcelino

Na Baixa dos Sapateiros há muitas pessoas indo e vindo pelas calçadas, afinal é época de comprar presentes, pechinchar, contratar mais empregados, dar descontos, procurar o melhor preço.

"As lojas são decoradas para que possam atrair mais clientes", explica Antônio dos Santos, vendedor da Destak Modas, há 7 anos. Para ele, a decoração da rua está deixando a desejar. "No ano passado foi melhor", compara.

A funcionária Margarida Cardoso, das Óticas Opção, afirma que não conhecia muito bem a Baixa dos Sapateiros. "Porém com a chegada da loja que atualmente trabalho, achei a decoração perfeita e ainda pode melhorar", opina.

Conforme Rosana Santana, da Farmácia Remédio Barato, a decoração "está muito bonita, melhor que nos outros anos quando era parada. Agora pisca". Segundo ela, "o que falta mesmo é uma maior divulgação".

Para Edmar Guedes, há 6 anos vendendo para a J.M.E. Calçados, "melhorou o esquema luminoso, antes era sempre repetido". Como de dia não há luzes, Edmar acha necessário anunciar promoções em carros de som. "Falta, também, decorar os postes, as árvores e trazer um Papai Noel", sugere.

Para Darlon Lima, funcionário dasLojas Insinuante, "a decoração não mudou nada". Ele enfatiza que os órgãos públicos deveriam investir mais na Baixa dos Sapateiros porque há verdadeiras possibilidades de retorno.

A decoração de Natal é um dos pontos chaves para que baixe o espírito natalino. Uismar Santos, funcionário da Ricardo Eletro, acha que a Baixa dos Sapateiros está decorada de forma muito simples. "Precisaria estar mais dignamente vestida para o Natal. A data é muito importante!", reclama.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Baixa, aqui!

Você está gostando desse blog?

Sabia... (se não estiver, pode dizer, também)

Então, indica ele aí pra todo mundo.

Baixa, aqui!

Na real

Por Virgínia Souza

Em Salvador, nos últimos anos, foram construídos vários shoppings: Center Lapa, Piedade, Iguatemi, Barra, Liberdade, Itaigara.

O mais recente é o Salvador Shopping, com design futurista que não identifica muito a cidade à qual pertence - Salvador (que dá nome ao shopping!).

Colocaram fotos gigantescas do nosso cotidiano em sua fachada para que o empreendimento seja mais reconhecido pelos baianos, para que os habitantes da cidade possam se apropriar melhor do lugar.

A Baixa dos Sapateiros dispensa artifícios. Naturalmente, é parte do contexto da cidade. Mal ou bem, só precisava ser mais frequentada.

Baixa, lá!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Posições, Suposições, Sugestões, Conclusões, ...

Alô, alô minha gente,

Quem quiser mandar sugestões de pauta para ser executada pela nossa equipe do blog pode fazê-lo pelo e-mail blogdabaixa@gmail.com

Aos menos tímidos, permanece a área de comentários que vem guardando as belas reflexões e opiniões dos nossos leitores, que pode ser acessada normalmente.

Valeu, galera.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A loja mais antiga da Bahia

Por Alessandro dos Santos Isabel

57 anos de história e tradição, a Casa Cidreira, localizada na Av. J.J. Seabra, popularmente conhecida como Baixa dos Sapateiros, é a loja mais antiga da Bahia.

Vende utensílios para a cozinha e a casa: panelas, pratos, copos, adereços e tudo o mais.

Segundo o Seu Cristóvão Cidreira, fundador da loja que ainda faz sucesso com preços baixos, a decadência da região acentuou-se a partir do momento em que a Av. J.J. Seabra foi transformada em pista de mão única.

“Antes os veículos transitavam nas duas vias da Baixa dos Sapateiros, as pessoas tinham mais opções para se locomover. Sem explicação, modificaram o tráfego dos carros e ficamos sem opções para os veículos”, diagnosticou.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Vale a pena visitar: Casa de Angola



Por Manuela Furtado

Erguida em 1735 como Solar do Gravatá, a casa bege localizada na Praça dos Veteranos se destaca na cidade por sua beleza e por estar bem cuidada. Desde 1999, abriga a Casa de Angola na Bahia, que representa uma conexão cultural entre África e Brasil e mais especificamente, entre Angola e Bahia.

O espaço foi reformado pela Organização Odebrecht na época da revitalização do Centro Histórico, e é uma extensão da embaixada angolana no Brasil.

“Neste momento estamos em território africano. É até engraçado dizer que sou funcionário de Angola”, diz Djair Nepomuceno, 27 anos, administrador da Casa de Angola.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Baixa dos Sapateiros em números



Por: Priscila Leal

Na Baixa dos Sapateiros existem:

452 lojas,

7 agências bancárias,

3 cinemas (fechados)

2 mercados populares

Estima-se que 20 mil pessoas passem diariamente pelas ruas e becos da área. Este é um número consideravelmente alto.

Mesmo com essas estatísticas favoráveis, a região é abandonada, por autoridades. Dá para entender?

Retorno ao cotidiano da Baixa dos Sapateiros

A festa de Santa Bárbara foi muito bonita este ano. O Pelourinho ficou repleto de devotos vestidos em branco e vermelho.

Agora, voltamos ao dia a dia. E vemos a Baixa dos Sapateiros movimentada, com as vitrines preparadas com seus cabides pendurados e preços baratos nos anúncios.

A Baixa dos Sapateiros é um grande corredor de lojas da Bahia.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

É festa na Bahia!


Por Mary Weinstein

Como todos os anos, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, mantida pela Irmandade dos Homens Pretos, faz belas homenagens a Santa Bárbara.

O prior Eurico Alcântara dos Santos e o vice-prior Ailton dos Santos Ferreira capricham nos preparativos que puderam ser constatados na alvorada (foi foguete para todos os lados) e na missa que começou há pouco, às 7 hs, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Logo mais às 10 hs, o padre Gabriel dos Santos Filho rezará uma nova missa festiva e em seguida a imagem da santa sairá carregada pelo povo em procissão pelo Centro Histórico e Baixa dos Sapateiros.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Trânsito vai parar na área

A Baixa dos Sapateiros é uma das avenidas programadas para ser interditada amanhã pela Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET). Esta será uma das alterações no trânsito por causa da festa de Santa Bárbara.

Serão fechadas de forma progressiva a partir das 9h30 o Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Ladeira da Praça, J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros) e Rua Padre Agostinho Gomes.

Os caminhões e carros do Corpo de Bombeiros vão poder estacionar, das 7 às 16 horas, na Ladeira da Praça (lado esquerdo) e na Praça dos Veteranos.

domingo, 2 de dezembro de 2007

A esperança é vermelha


(título inspirado no outdoor dos petistas fixado no Rio Vermelho mas que no nosso blog é em homenagem a Santa Bárbara)

Os preparativos estão sendo feitos para a Festa de Santa Bárbara que acontecerá depois de amanhã, dia 4 de dezembro. A procissão em seu louvor percorre as ruas do Centro Antigo e a Baixa dos Sapateiros.

Você já acompanhou alguma vez?

Pelo segundo ano consecutivo, o Quartel do Corpo de Bombeiros estará de fora, ou melhor, os devotos estarão de fora do edifício que agora passa por uma reforma que irá preservá-lo.

O prédio é do início do século passado. Foi projetado pelo italiano Felipe Santoro, o mesmo arquiteto que participou da ampliação do Palácio da Aclamação - no Campo Grande, fazendo 70 anos - e da construção da balaustrada do Porto da Barra - que segue uma tendência de estilo espalhada por várias cidades do mundo.

Santa Bárbara é padroeira dos bombeiros e no quartel da Praça dos Veteranos há uma capela que leva o seu nome.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Bombeiros em obras

Por Marcos Venícios Marcelino e Eduardo Cézar

No momento, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) está captando recursos para viabilizar as obras no Quartel do Corpo de Bombeiros, na Praça dos Veteranos. O objetivo é que os bombeiros sediados ali voltem a prestar serviço à comunidade do Centro Antigo e que os pedestres possam voltar a caminhar sobre a calçada e não fiquem pelo meio da rua expostos ao trânsito de veículos na J. J. Seabra.

Segundo a gerente Elizabete Gandara, do IPAC, a restauração do prédio foi iniciada em 2006. O imóvel é de interesse arquitetônico apesar de não ser tombado individualmente, nem a nível federal e estadual.

A intervenção é para a estabilização e consolidação que começaram em novembro. Vai durar 45 a 60 dias por serem emergenciais. Já foi liberada uma verba pelo atual governador Jaques Wagner, para que possam ser feitas algumas costuras nas fissuras, cuidados com o telhado e com janelas que estão caindo. Serão acrescentadas algumas facilidades: academia de ginástica para os bombeiros, serviço médico e social e biblioteca pública. Será feita uma reforma na capela.

Devido a essas condições precárias do prédio, o efetivo foi diminuído e muitos dos praças já foram deslocados.

Fazem parte da gerência no Ipac os arquitetos Ari Araújo, Malva Clara, Airton Ferreira, Rosângela Bahia, Elisa Fialho, dois estagiários Dílson Lima e Gabriel Costa.