sábado, 16 de fevereiro de 2008

Atração no Cine Jandaia - março de 1933


Por José Martiniano

Chegou a Salvador, a bordo do “Orania”, o médico egípcio Dr. Tahra Bey, diplomado pela Universidade de Constantinopla. Ele veio do sul do país.

Essa notícia saiu no Diário da Bahia, em 18 de março de 1933, e foi encontrada por mim, quando fazia a minha pesquisa nos arquivos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, para o meu trabalho de conclusão de curso.

O médico foi descrito pelos repórteres da época como “uma figura simpática, restrito em suas palavras bem medidas, como quem não gosta de desperdiçá-las”, e exaltado como um “homem que tem assombrado o mundo científico com suas demonstrações”.

Apesar de possuir uma teoria própria sobre o corpo, alma e ego foi considerado um mágico-adivinho. Apresentou-se no Cine-teatro Jandaia no dia 24 de março de 1933.

O que eu quero com isto? Mostrar às novas gerações a importância que o Cine-teatro Jandaia teve no século passado entretendo o povo de Salvador.

Os grupos de artistas, cantores, dançarinos que vinham de outros estados e países apresentavam-se nesta casa e em várias outras, como no cine Liceu e Teatro Guarani.