segunda-feira, 30 de junho de 2008

Blogdabaixa é notícia na Cidade



O Blog da Baixa dos Sapateiros - o Blogdabaixa - está na capa do Soteropolitando, o jornal mensal da Faculdade da Cidade.

Diz o texto:

"O blogdabaixa divulga notícias sobre o comércio e os costumes dos frequentadores da Baixa dos Sapateiros, mostrando peculiaridades que dificilmente seriam encontradas em outras ruas da cidade e que a mídia raramente expõe. Com a coordenação da professora Mary Weinstein, reportagens apuradas e escritas pelos estudantes de jornalismo do 6º e 7º semestres, o blog também lista lugares para comer, beber, passear, comprar e se divertir na Baixa dos Sapateiros".

Consuelo Pondé fala da Baixa dos Sapateiros


Por Marcus Andrade

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia Consuelo Pondé de Sena lembra que a Baixa dos Sapateiros foi um dos lugares mais importantes da cidade:

"Só que o aparecimento do comércio em bairros como Liberdade, Largo do Tanque e adjacências deixou a Baixa dos Sapateiros sem clientela. O local foi pouco à pouco morrendo. Foi morrendo sem incentivo do governo, por falta de cuidado e pelo desprezo".

Para compensar a perda de público, entidades representadas pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável estão discutindo a necessidade da revitalização das lojas da J.J. Seabra. Há um projeto da Associação de Lojistas da Baixa dos Sapateiros (Albasa), que prevê uma reforma que envolve cerca de 2500 metros de rua e mais de 450 estabelecimentos. A Baixa dos Sapateiros oferece 2500 empregos diretos e 600 empregos indiretos.

Segundo o presidente da Albasa Cosme Brito, o orçamento desta empreitada gira em torno de R$30 milhões.

“A idéia é fazer a mudança da fiação, rampas para o acesso ao deficientes físicos, estacionamento, modernização de fachadas das lojas e a infra-estrutura interna de algumas delas. Trazer uma acomodação melhor para os clientes, porque ele procura aqui a tradição que representa para a cidade” comentou.